Para um bom recomeço – Novo ciclo anual de leitura da Torá
Em 22/10/22, será Shabat Mevarechim, o Shabat que precede um novo mês segundo o calendário judaico. É também a data que iniciamos o ciclo anual de leitura da Torá. Voltaremos ao Gênesis (Bereshit) e, a partir daí, buscaremos mais uma vez entender, à luz dos ensinamentos da Torá, por que as coisas são como são.
Um dos segredos para aproveitar bem essa nova oportunidade é iniciar o estudo sistemático de uma obra que não conhecíamos e que nos propiciará conhecer mais uma das “70 facetas da Torá” – uma expressão cunhada pelo Talmud para explicar as ricas e multifacetadas formas de abordar e compreender as mensagens da Bíblia Hebraica.


De cara, na primeira porção – Bereshit –, os leitores encontrarão, por exemplo, uma explicação tão revolucionária sobre o versículo 6:2 – aquele dos tais “benê haelohim” (“filhos de Deus” ou “filhos dos senhores”) “que tomaram/escolheram para si mulheres” – que lhes fará cair o queixo e se perguntar: Mas como não entendi/aprendi isso antes?
A explicação dele para a duplicidade “querubins” e “lâmina flamejante” que guardavam o caminho da árvore da vida (3:24) é impressionante e inspiradora, e a tradução do 4:7 sobre o pecado de Caim e toda a análise psicológica desse relato deixará os leitores de boca aberta. E essas são apenas algumas das muitas surpresas que aguardam os leitores.
Quem quiser conhecer alguns trechos da obra referentes às 54 porções semanais pode “saboreá-las” AQUI.


Outra boa notícia é que a Coleção Torá Rashi – com os comentários do mais clássico dos exegetas da Torá – foi relançada, agora no formato 16×23 cm, e todos os 5 volumes estão disponíveis. Assim como os 5 volumes da também excelente Coleção Chumash – Torá. E para quem não sabe ler em hebraico foi lançada a Coleção Torá Ledor Vador (5 volumes), que apresenta a transliteração (pronúncia fonética) integral do texto da Torá e das Haftarót.
Para saber o que difere uma coleção da outra, veja a tabela comparativa.
Para finalizar, menciono outras 4 obras da casa que merecem a atenção: o já consagrado Reflexões sobre a Torá, de Moshe Grylak, 304 páginas, com suas profundas e estimulantes lições sobre a Torá; o conciso e moderno Torá Hoje, de Pinchas H. Peli, 252 páginas; o didático e contemporâneo Ecos do Sinai, de Berel Wein, 261 páginas, que voltou recentemente às prateleiras da Sêfer para que mais leitores possam desfrutar de suas deliciosas mensagens; e o clássico e imperdível Figuras da Bíblia, do rabino Adin Steinsaltz, 256 páginas, para conhecer melhor e entender os personagens da Bíblia Hebraica, o que propiciará aos leitores uma visão mais abrangente de todo o saber bíblico.




É isso. Boas leituras e bom ano de estudos para todos!
Jairo Fridlin